Você sabe o que são os Motivadores de Carreiras?
Texto produzido por Luciene de Jesus Ferreira
Contribuições e revisão de Guilherme Lima Monteiro
Quando falamos sobre motivação no trabalho, podemos dividir essa sensação em duas formas: a motivação interna e a externa.
A Motivação Interna, como o próprio nome sugere, é algo que vem de dentro, ou seja, são os sonhos, objetivos, aquilo o que impulsiona a pessoa para suas conquistas e realizações pessoais. Está relacionada aos valores pessoais e às expectativas em relação a si mesmo.
Já a Motivação Externa é gerada por fatores que vêm de fora, como bônus, recompensas, elogios, um local de trabalho que permite ser você mesmo, atividades que desenvolvam a sua criatividade, dentre outros fatores do tipo. Portanto, essa motivação está diretamente relacionada ao seu ambiente de trabalho.
Mas você já parou para pensar o que te motiva sair de casa todos os dias e ir trabalhar?
Uns vão dizer que são os boletos, outros para ter dinheiro ou uma vida melhor. Cada pessoa tem necessidades diferentes e com intensidades distintas, por isso, é importante saber o que te motiva, despertar para o seu interior e perceber as motivações que lhe trarão realização profissional e pessoal. Dessa forma, você saberá se posicionar de forma assertiva no mercado de trabalho, eliminando anos de frustrações e tentativas malsucedidas.
Vários fatores nos impulsionam diariamente, mas não é tão simples perceber quais são aqueles que impactam diretamente as nossas ações. Por esse motivo, o autoconhecimento é um fator importantíssimo para saber identificar como os fatores internos e externos mexem com você e saber lidar com eles em busca da motivação.
Fatores que nos motivam
Autorrealização: é o mais complexo e profundo sentimento de missão cumprida. É a satisfação de baixas e altas necessidades. É aqui que o indivíduo explora os seus potenciais, descobre e experimenta tudo o que tem a oferecer e, bebendo desta fonte, ao atingir os seus objetivos, consegue sentir a plena felicidade e a realização nos aspectos da sua vida profissional e pessoal.
Dinheiro: é uma motivação comum a quase todos nós. Alguns indivíduos são mais ou menos motivados por esse fator, entretanto, as pessoas que o possuem de maneira mais intensa, tendem a assumir mais riscos e desafios. Profissionais que valorizam mais o lado financeiro se sentem motivados por aumentos salariais e recompensas financeiras. Logo, se sentirão mais realizados trabalhando em organizações que têm salários mais altos, além de benefícios e incentivos bem definidos.
Segurança: podemos destacar aqui as pessoas que têm receio de perder algo, como o trabalho, dinheiro, e bens materiais. Elas costumam não se arriscar e preferem ter uma ocupação segura, possibilitando maior estabilidade e proteção a longo prazo.
Como entender as minhas motivações?
Seja qual for a sua motivação, faça uma reflexão do momento atual da sua vida. Confira abaixo algumas dicas:
- Se deseja autorrealização, busque atuar em sua área ou em um cargo de interesse, que esteja de acordo com os seus objetivos.
- Se o que te motiva é dinheiro, trabalhar em uma empresa em que você não é bem remunerado, te deixará frustrado.
- Se quer ter segurança, desenvolva habilidades para progredir na carreira e procure cargos que vão contribuir para isso.
Pense nessas situações e faça as melhores escolhas profissionais para sua vida, trabalhando em algo que atenda seus valores e seus motivadores de carreira.