Dicas básicas de etiqueta social e corporativa
Cuidar da imagem pessoal, analisar a hora certa de falar e escutar, ter postura e comportamento adequados diante das pessoas… Em casa, na rua ou no trabalho, saber como agir nas situações cotidianas é fundamental para a boa convivência e para o intercâmbio de conhecimento, compreensão e confiança. Segundo o orientador de cursos do Senac em Minas, Maicon Rodrigues, existem regras de etiqueta para cada ambiente – doméstico, social e profissional – e todas são essenciais para o andamento dos processos coletivos.
Como explica o instrutor, a etiqueta é necessária para reduzir os conflitos e estabelecer o bom convívio. Segundo Maicon, fazem parte da etiqueta doméstica as regras de convivência utilizadas com familiares, amigos e vizinhos, como o uso das palavras que expressam gentileza: “por favor”, “obrigado”, “com licença”, entre outros. A etiqueta social é constituída pelas regras de convívio em sociedade, comportamento em festas, recepções e comemorações. Já a etiqueta profissional diz respeito à postura no ambiente de trabalho, que possui regras para o bom relacionamento dentro e fora das empresas, como trato com clientes, fornecedores e governo.
Mas como se comportar em cada ambiente? Em sociedade e no mundo corporativo, a falta de traquejo pode levar a situações embaraçosas, como também, a perdas significativas, inclusive de um bom negócio.
Etiqueta social: e agora?
Ao ser convidado para um evento social, formal ou informal, muitas dúvidas em relação ao comportamento podem surgir, como o que vestir, a que horas chegar, como se portar à mesa, a quem cumprimentar.
- Prepare o seu look de acordo com o evento, dia e hora. Na dúvida, opte pelas cores clássicas ou tire fotos suas para conferir o resultado.
- Chegar ao evento no horário marcado demonstra respeito e comprometimento.
- Em casamentos, os cumprimentos aos noivos devem ser feitos desejando “felicidade”; evite o “parabéns”.
- Ao cumprimentar anfitriões e convidados, no caso de se ter uma taça ou copo em mãos, mantenha-o na mão esquerda juntamente com um guardanapo.
- Seja simpático e gentil, diga palavras agradáveis em qualquer situação.
- Conhecer as regras básicas de etiqueta à mesa é fundamental. Procure com antecedência se familiarizar com tudo o que tem receio, para facilitar o manuseio.
- Não fale de pessoas que você não conheça, a não ser que seja um elogio; elogios são sempre bem-vindos.
- Pratique a escuta. Saiba ouvir e dar espaço para que as outras pessoas possam expressar suas opiniões.
- Não mexa no celular enquanto estiver conversando com alguém.
- Comunique-se corretamente. Olhe nos olhos, demonstre atenção no que a outra pessoa está falando, não se distraia durante a conversa e estabeleça um diálogo.
Etiqueta corporativa: cautela nunca é demais
Atentar-se aos excessos no ambiente de trabalho é fundamental para a harmonização dos processos e o aumento da produtividade. Escolher a roupa mais adequada, usar a comunicação de forma correta e seguir as regras para o uso do e-mail são estratégias eficazes.
- Vista-se bem e de acordo com as regras da empresa. Isso é importante para mostrar que você compreende os valores da companhia em que trabalha.
- Ao utilizar o telefone, cumprimente e identifique-se para agilizar a conversa, perguntando, em seguida, se a pessoa pode falar no momento.
- Os pronomes de tratamento devem ser respeitados e utilizados diariamente por todos os colaboradores, bem como em conversas com clientes e outros públicos.
- Em almoços de trabalho, saber utilizar corretamente o guardanapo, os talheres, as taças e os pratos demonstra traquejo social e pode causar uma boa impressão.
- Seja cortês ao escrever um e-mail. Um texto mal digitado ou com erros de português demonstra desleixo e até falta de respeito para com o destinatário.
- Se não for possível cumprir o compromisso no horário marcado, avise quanto ao atraso ou, em último caso, o cancelamento.
- Ao chegar e ao sair, cumprimente todos que estiverem pelo percurso, seja com um aceno, uma fala, seguido ou não de um aperto de mão.
- Ao cumprimentar, olhe nos olhos da outra pessoa.
- Quando você passar por uma porta, veja se ninguém está vindo atrás. Se alguém estiver se aproximando, segure a porta para a pessoa passar.
- Cuidado com a utilização de celulares no trabalho: evite ligações pessoais e, caso ocorram, busque um local privado, usando um tom de voz baixo.
Em todas as circunstâncias, o bom senso pode ser sempre utilizado e as gafes devem ser evitadas a todo custo, afastando mal-entendidos. Para isso, seja coerente no relacionamento com as outras pessoas. Viver em sociedade requer cumprimento de regras sociais e leis.
Quer saber mais sobre Marketing Pessoal e Consultoria de Imagem?