Como desenvolver a sua criatividade no trabalho?

Texto produzido por Luciene de Jesus Ferreira
Contribuições e revisão de Guilherme Lima Monteiro

O que é criatividade?

Criatividade é ter a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Essa habilidade pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada por quem já demonstra ser ligeiramente criativo. Isso não tem nada a ver com genética, dom, sorte; na realidade, todas as pessoas têm capacidade de serem criativas e inovadoras.

A criatividade não precisa se limitar a grandes ideias ou algo revolucionário. Ela pode estar presente em pequenas ações e na forma como olhamos para o mundo e para as pessoas a nossa volta. Podemos ser criativos, discutindo novas ideias, nos reinventando ao fazer algo diferente do comum, cozinhando algo novo, dentre outras situações.

Gif animado que mostra uma ilustração de uma pessoa em rabisco com lâmpadas saindo de sua cabeça, representando que ela está tendo ideias.
Coloque a cabeça para ter ideias!

É importante ressaltar que a criatividade precisa ser exercitada. Aí vão algumas dicas rápidas:

  • Mantenha a mente aberta e tenha interesse em aprender e desenvolver;
  • Quebre paradigmas;
  • Faça programas diferentes e explore conteúdos.

Mudar por quê?

É comum ouvirmos dentro das empresas frases como: “sempre foi assim!” e “aprendemos desse jeito!”. Respostas desse tipo revelam a incapacidade de ter criatividade no trabalho e dificuldades para crescer profissionalmente. Quem não se esforça para ser criativo tende a ficar entediado, descontente e estagnado diante dos obstáculos encontrados no percurso.

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e ser criativo é uma das competências mais requisitadas dentro das organizações. Inovar é a forma encontrada pelas empresas para prosperar, portanto, os gestores vão observar dentro da sua equipe quem tem esse perfil inovador.

Vale a pena conhecer essas ferramentas!

  • Design Thinking: essa ferramenta consegue ajudar na criação de uma experiência de consumo que seja desejável do ponto de vista dos clientes, promovendo uma visão ampla e precisa do seu público-alvo. Além disso, inclui vários pontos de vista, agregando colaboradores de todas as áreas. Dessa forma, o resultado será extremamente satisfatório, com uma equipe mais engajada e perceptivelmente valorizada.
Gif animado de fundo amarelo. No centro, temos dois balões de diálogo. No primeiro, temos uma ilustração de um nó e, no segundo, a linha do nó aparece desembolada.
O design thinking é uma metodologia capaz de trazer bons resultados para qualquer área.
  • Brainstorm: o termo traduzido já diz tudo: “tempestade de ideias”. Este é o momento de compartilhamento entre a equipe, ou seja, é aqui que você vai deixar fluir o seu pensamento criativo, sem medo de errar. Mesmo que as ideias pareçam ruins, elas não serão descartadas, pois podem ser úteis na construção de novas estratégias. O brainstorm não é apenas um meio para impulsionar a criação, é também uma forma de dar um sentido a ela. Você pode fazer um apanhado de tudo e transformar os insights adquiridos em planos de ação.
Gif animado que mostra dois personagens animados. Eles estão vestidos como cérebros e segurança raios na mão para representar a ideia de tempestade de ideias.
No brainstorm, não tenha medo de expor suas ideias.

Ainda não sabe como desenvolver? Confira as dicas!

Para desenvolver o seu pensamento criativo, é necessário preparar o terreno, romper as barreiras e as concepções limitadas. Se apegar ao medo de críticas, com receio de que suas ideias sejam rejeitadas e manter-se estagnado na sua zona de conforto, não é uma opção.

É importante estar antenado às novidades e buscar novas referências para desenvolver sua criatividade no trabalho.

Para isso, quebre a rotina: participe de palestras, leia livros, procure novos hobbies, assista filmes, observe, debata ideias, não tenha medo de errar, aprecie o processo, seja espontâneo e permita-se brincar durante o percurso.

Compartilhe: