Entenda a diferença entre tecnólogo e outras formações profissionais
Rede de Carreiras dá dicas sobre essa formação
Apesar do nome, o tecnólogo não é a denominação do profissional que tem formação em curso técnico ou que trabalha na área de tecnologia.
“Devido ao dinamismo do mercado de trabalho e à necessidade de profissionais qualificados para executar atividades específicas, a busca pelo profissional tecnólogo vem aumentando significativamente”, afirma Daniele Aparecida de Assis, psicóloga e assistente do Rede de Carreiras.
Ela explica que “o curso de tecnólogo é uma graduação de nível superior, só que mais rápida – dura de dois a três anos – e tem como principal diferencial um recorte temático com objetivo de formar especialistas em determinadas áreas”.
Por outro, lado, “a graduação de bacharel ou de licenciatura varia de quatro a cinco anos, dependendo do curso escolhido. Já os cursos técnicos são mais voltados para estudantes com nível médio, pois trata-se de uma formação técnica prática, e duram em torno de um ano e meio a três anos para conclusão”.
Confira algumas dicas para avaliar se o curso de tecnólogo é a melhor formação profissional para cada momento da carreira:
- São cursos muito práticos. “Formam um profissional mais rapidamente e os estudantes já saem das instituições prontinhos, com uma boa bagagem para enfrentar o mercado”, afirma.
- Pode ser uma boa opção para quem já está no mercado de trabalho. “Um diploma neste tipo de formação pode se juntar à experiência e melhorar muito o currículo”. Ela evidencia que a duração e o foco no mercado de trabalho são as principais diferenças em relação a outras formações em nível superior.
- A escolha vai depender dos objetivos profissionais, interesses e avaliação do mercado de trabalho. “É importante realizar uma análise para verificar quais cursos estão sendo exigidos para a área que se pretende atuar, além de verificar a grade do curso para identificar se está de acordo com seus objetivos profissionais.
- Pode ser uma opção relevante para quem busca fazer uma transição de carreira. “Considerando o tempo curto para a formação, e as possibilidades de atuação”.
Rede de Carreiras
O Rede de Carreiras, um serviço gratuito do Senac em Minas, com atuação desde 2014, tem o objetivo de conectar, por meio do seu portal de vagas, candidatos interessados em oportunidades de estágio e emprego a empresas que desejam divulgar suas vagas e selecionar profissionais qualificados.
A iniciativa conta ainda com um Programa de Orientação Profissional, formado por uma série de atividades que contribuem para potencializar a inserção dos candidatos no mercado de trabalho. São consultorias personalizadas que auxiliam no direcionamento da carreira, elaboração de currículos, entrevistas de emprego e postura profissional. Esses temas são também abordados em palestras promovidas pelo Rede.