Conheça as tecnologias que estão transformando o setor hoteleiro

O avanço da tecnologia tem impactado diversas áreas do mercado, inclusive o da hotelaria. Essas ferramentas tecnológicas servem, principalmente, para maximizar e otimizar os processos operacionais do dia a dia das empresas. Para os hotéis, não é diferente! O uso dessas inovações é uma maneira eficiente de reduzir os serviços burocráticos e permitir que a equipe tenha mais tempo para cuidar dos hóspedes e clientes.

A experiência do hóspede começa muito antes da reserva. Para se ter uma estratégia inteligente, o hotel precisa entender qual é a jornada de compra de seus potenciais clientes, uma vez que ela começa na fase de pesquisa. Para ganhá-los nesse momento, uma boa experiência online é um check-mate!

Para tanto, os hotéis estão investindo em atendimento online, pois não há jeito melhor de convencer um cliente a comprar seu produto ou serviço do que ter um vendedor preparado no momento crucial, não é mesmo? Além de trazer mais agilidade para o atendimento, a automação na hotelaria é um passo importante na redução de custos operacionais e de falhas internas.

O atendente online fará o mesmo papel que uma central de reservas, exatamente onde o hóspede quer que você esteja. Nesse sentido, pensando em trazer tecnologia e inovação, que o Senac Minas, no dia do lançamento do Hub.S, trouxe um robô que funciona como recepcionista. O Hub, que é voltado para as áreas de Turismo e Gastronomia, busca sempre fazer conexões com novas tecnologias que possam incrementar e transformar os serviços prestados nesses setores.

Os robôs atendentes realizaram várias atividades durante o lançamento do Hub.S

Ficou curioso (a)? Conheça mais tecnologias que estão transformando o segmento de hotelaria.

Realidade virtual

Imagine que você é o cliente e está em uma recepção de um hotel. Sem sair do lugar, você tem uma visão 360° de todo o espaço e pode ver com os próprios olhos o quarto em que ficará hospedado, podendo, inclusive, andar pelo ambiente.

É esse tipo de experiência imersiva que a realidade virtual oferece. Através dos óculos, o hóspede terá acesso a uma prévia do serviço e comodidades que o hotel oferecerá durante seu período de estadia. Isso o ajudará a entender melhor as opções disponíveis, reduzindo assim as chances do cliente se decepcionar depois.

Nessa linha, alguns hotéis já optaram até mesmo por criar o tour através do Google Street View, como no exemplo abaixo:

Imagem da tela de demonstração do tour virtual da fachada de um hotel.
Imagem do Street View do hotel

Na imersão completa, os mapas 360° também estão sendo utilizados por hotéis corporativos para visualização de espaços para eventos. Imagina só poder enxergar previamente como os convidados de um workshop ou coquetel ficarão acomodados durante seu evento? Com certeza é um diferencial e tanto para os profissionais da área.

Mobile check-in

Ficar preso em uma fila de espera irrita qualquer pessoa. O hóspede mais ainda! Cada minuto gasto é um tempo perdido nas férias ou em uma viagem a negócios e pode se transformar em uma experiência bem negativa para o cliente.

Nessas horas, as tecnologias podem ser grandes aliadas. Na rede Marriot, por exemplo, o hóspede pode realizar o check-in móvel e destrancar as portas dos quartos somente com o celular.

Fonte: rede Marriot

Os softwares atuais estão tão avançados que é possível enviar notificações para o sistema central do hotel cada vez que um hóspede usa o celular para destrancar o quarto. Assim, o hotel poderá controlar cada entrada e saída de dos clientes e empregados.

Robôs ajudando garçons

Em meio à pandemia e às restrições de atendimentos e serviços, uma rede de restaurantes norte-americana teve a brilhante ideia de utilizar robôs para ajudar os garçons e garçonetes na demanda com os clientes.

A ideia foi fazer com que a inteligência artificial aliviasse o trabalho dos funcionários, carregando os pratos pesados para acelerar o tempo de atendimento. Os robôs possuem câmeras e sensores a laser que permitem que eles carreguem as bandejas e as leve até a mesa do cliente, onde os garçons servem os alimentos e bebidas e anotam os pedidos adicionais.  

Além disso, há robôs também ajudam nas cozinhas de alguns restaurantes, otimizando o trabalho mais pesado e metódico como, por exemplo, fritar batatas ou asas de frango. Além de agilizar essas tarefas, o risco de queimaduras e acidentes de trabalho também são reduzidos. Esses são apenas alguns exemplos de como as novas tecnologias estão transformando o setor hoteleiro.

E aí? Curtiu essas novidades tecnológicas do setor hoteleiro? Então fique de olho nas novidades do Senac Minas e do Hub.S para saber as inovações que estão vindo por aí!

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