O que são Soft Skills e Hard Skills e como desenvolvê-las

Você já deve ter ouvido falar sobre soft e hard skills, mas, sabe o que essas palavras significam?

É muito comum no meio corporativo, principalmente nas áreas de Recrutamento e Seleção ou Gestão de Pessoas, ouvirmos sobre soft e hard skills. Compreender essas palavras é importante, pois irão nortear um processo de recrutamento ou de desenvolvimento profissional.

Skills em inglês significa habilidades, sendo assim, soft skills diz respeito as habilidades comportamentais e hard skills as habilidades técnicas.

As soft skills, que são as habilidades comportamentais ou interpessoais, estão relacionadas com as competências que o profissional possui de acordo com as suas capacidades pessoais, intelectuais e/ou emocionais. Sua mensuração pode ser mais difícil por tratar características subjetivas, sendo necessário a realização de uma dinâmica de grupo para que o recrutador possa observar como a pessoa demonstra suas habilidades em grupo ou individualmente, e utilizando testes psicológicos durante o processo de seleção, além das entrevistas comportamentais.

As soft skills podem ser desenvolvidas através do autoconhecimento, onde identificamos quais são nossas habilidades e quais podemos desenvolver. Através dessa análise pode ser elaborado um plano de desenvolvimento individual.  A avaliação de desempenho acompanhada do Feedback dos gestores e colegas, podem auxiliar neste processo, assim como treinamentos com temas voltados para desenvolvimento pessoal. Como exemplo de soft skills podemos citar a comunicação, trabalho em equipe, persuasão, proatividade, liderança, flexibilidade, entre outras.

As Hard skills que são as habilidades técnicas, e, portanto, são mais fáceis de identificar. Dizem respeito aos conhecimentos técnicos adquiridos, sejam através de cursos, treinamentos, livros ou de experiências profissionais. Elas podem ser citadas no currículo e avaliadas através de provas de conhecimento ou provas práticas.  Como exemplo de Hard Skills podemos citar o conhecimento em Informática, idiomas, em excel, prática como cozinheiro, entre outras.

Desenvolver tanto as hard skills como as soft skills, é estar mais preparado para acompanhar as tendências do mercado de trabalho. Sendo assim, é papel do profissional buscar esses conhecimentos e habilidades, e da empresa, identificar as competências de cada profissional e inseri-lo na vaga que seja mais aderente ao seu perfil, fomentando processos de desenvolvimento dentro da instituição, com o intuito de ampliar as possibilidades de atuação e o bem-estar profissional.

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