Metas SMART: entenda o que são e aprenda a definir as suas
Iniciamos mais um ano e com eles novos planos e metas também surgem. Mas nem sempre conseguimos dar andamento em todos eles, talvez por não estarmos com os objetivos tão bem estruturados, ou pelo fato de simplesmente não planejarmos como poderão ser alcançados. Apenas ter as metas em mente não é suficiente, é preciso agir e criar meios para que possam ser atingidas, de uma maneira objetiva, focando os esforços para o lugar certo.
Uma metodologia muito usada para auxiliar nesse processo, são as metas SMART, o objetivo é definir metas que sejam:
Specific (específico)
Measurable (mensurável)
Achievable (atingível)
Realistic (realista)
Time-bound (temporal)
As iniciais de cada palavras juntas em inglês, juntas formam o acrônimo SMART, que em uma tradução livre para o português, significa “inteligente’’, por tanto, a ferramenta SMART, é o método inteligente de construção de metas. Este modelo pode ser utilizado tanto para empresas quanto pessoas, para planejar objetivos de curto, médio e longo prazo.
São 5 critérios para definir as Metas SMART:
S = Específica (Specific)
É importante serem metas bem definidas, específicas, e que sejam de fácil entendimento. Você deve saber exatamente o que precisa fazer para alcançá-las.
• O que pretende atingir com essas metas?
• Por que razões devo atingir?
M = Mensurável (Measurable)
As metas devem ser mensuráveis, possibilitando medir e acompanhar o progresso rumo a realização, gerenciando e identificando correções necessárias, melhorando os resultados.
• Qual o resultado esperado?
• Como vou saber quando foi alcançado?
A = Atingível (Attainable)
É importante que as metas sejam alcançáveis, possível de ser atingidas. Não adiantará criarmos metas irreais, isso não quer dizer que não possa ser uma meta desafiadora e motivadora, porém precisa ser realista.
• Com os recursos disponíveis conforme a realidade, as metas são realizáveis?
• Quais são as habilidades necessárias para que alcance essas metas?
R = Relevante (Relevant)
As metas também devem ser relevantes, gerar impacto no objetivo, ter importância estratégica, ao serem atingidas, irão contribuir e fazer diferença para você ou para a empresa.
• Qual será o impacto dessas metas?
• As metas estão alinhadas ao propósito?
T = Temporal (Time based)
E por último, é necessário definir um prazo para o cumprimento dessas metas. É muito importante serem metas temporais, ou seja, que tenham prazos definidos, o que dá uma sensação de urgência e ajuda a manter o foco. É fundamental que se estabeleça prazos reais.
• Qual a data de início da busca pelas metas?
• Qual a data final para que as metas sejam alcançadas?
Ao usar a metodologia SMART, temos diversas vantagens, pois os critérios são eficientes para trazer clareza, motivação e foco para atingir as os objetivos propostos.