Docente e alunos da Faculdade brilham com projeto de gastronomia e IA

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, o docente Frederico Dias, a aluna Ângela Rodrigues e o egresso Fabrício Meaulo, da Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte, marcaram presença no 19º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, um dos eventos mais importantes do setor no Brasil, realizado em paralelo ao Festival das Cataratas. Organizado pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o fórum reúne o viés científico e comercial do turismo, com debates acadêmicos e exposição de grandes empresas e estados.

Chefe IA: A inteligência artificial invadiu a sua cozinha

Pelo sexto ano consecutivo, Frederico participou do grupo temático de Gastronomia, desta vez apresentando um projeto inovador desenvolvido no Senac: um livro de receitas criado totalmente por inteligência artificial. A pesquisa, realizada em 2024 por meio do programa de Iniciação Científica, teve como desafio explorar o ChatGPT para desenvolver pratos baseados na gastronomia das cinco regiões do Brasil.

“Pedimos à IA que criasse receitas a partir de um prompt com o conceito da culinária brasileira regional. Geramos 35 preparos, testamos todos nas cozinhas do Senac, validamos técnicas, medidas internacionais, viabilidade e apresentação”, explica Frederico.

Comparativo de inadequação de imagem gerada pela IA e preparo executado pelos pesquisadores.

O resultado? Um relatório completo submetido e aprovado no fórum, onde a equipe apresentou o trabalho “Chefe IA: a inteligência artificial invadiu a sua cozinha”.

Ângela e Fabrício explicam que efetivamente mais de 80% dos preparos criados de forma inédita pela IA foram tecnicamente exequíveis e sensorialmente bem aceitos pela equipe de trabalho e demais colaboradores da pesquisa. Lacunas foram encontradas pela equipe acerca da efetividade da plataforma, o que pode indicar a importância do ser humano nos processos culinários. Não apenas nos processos técnicos, mas criativos e adaptativos da realidade dos insumos e métodos.

Comparativo de inadequação de imagem gerada pela IA e preparo executado pelos pesquisadores.

Frederico ainda destacou o apoio do Senac para a participação em eventos científicos:

“Consegui o subsídio para custear a viagem, o que foi fundamental. Levar meus alunos para viver essa experiência acadêmica e profissional foi muito gratificante.”

Inovação que inspira

O projeto não só explorou as possibilidades da IA na gastronomia, mas também reforçou o compromisso do Senac com a pesquisa aplicada e a formação de profissionais preparados para as tendências do futuro.

OrgulhoSenac #InovaçãoNaGastronomia #TurismoECultura #IAaServiçoDaGastronomia

Matéria por: Lucas Calixto

Compartilhe: