Cozinhar ajuda no desenvolvimento infantil

O ato de cozinhar em família proporciona momentos de afeto, além de estimular habilidades que favorecem o desenvolvimento das crianças. O aprendizado na cozinha, sobre a mistura de ingredientes e as reações químicas, pode render novos conteúdos, e também novas histórias e boas recordações familiares.  

À medida em que aprende a manusear objetos e utensílios da cozinha, a criança recebe estímulos motores capazes de refinar seus movimentos. Além disso, amplia o potencial de desenvolvimento de sua autonomia, com noções de como preparar as refeições e sobre adotar hábitos alimentares saudáveis. 

Wellington Costa, docente de Gastronomia do Senac em Lavras, ressalta a importância de pais e filhos cozinharem juntos. “Acho fundamental a família tirar um tempo para cozinhar junto com as crianças. Quando fazem isso, ensinam muito mais que apenas a atividade de cozinhar, compartilham valores e demonstram como esse espaço da cozinha tem um poder de unir as pessoas.”  

Wellington Costa preparou um Cheesecake Gelado para pais e filhos prepararem juntos​

O educador recorda que as melhores lembranças e lições que aprendeu com sua avó foram todas dentro de uma cozinha. “Por isso, atualmente, sempre procuro meios de cozinhar junto com meus filhos”, afirma.  

Para fechar a semana das crianças de um jeito diferente e divertido, com pais, mães, responsáveis, filhos e filhas preparando juntos uma receita na cozinha, o docente compartilhou a saborosa receita do Cheesecake Gelado. Para a preparação da sobremesa, é necessário utilizar batedeira e o forno. Mas os meninos e as meninas podem ajudar picando os biscoitos e amassando os morangos, por exemplo.  

Cheesecake Gelado 

Ingredientes:  300g de cream cheese; 300g de creme de leite fresco, 50g de açúcar refinado, suco de 1 e meio limão taiti 

Para o crumble100g de manteiga sem sal derretida, 200g de biscoito maizena 

Para a calda: 300g de morangos, 100g de açúcar, suco de meio limão taiti 

Modo de Preparo:  

Bater numa batedeira o creme de leite até ponto de chantily, acrescentar o cream cheese, uma pitada de sal e 50 gramas de açúcar e suco de um limão e meio. Reserve. 

Para fazer o crumble crocante que vai sobre a cheesecake, triturar o biscoito maisena e misturar a manteiga até ficar parecido com uma farofa. Espalhar em uma forma e levar para assar em forno a 180 graus por 10 minutos. Reserve. 

Para a calda, amassar os morangos com um garfo e levar ao fogo, com 100 gramas de açúcar e suco de meio limão, por aproximadamente 10 minutos, em fogo médio/baixo, mexendo de vez em quando, especialmente no fim do cozimento, para não grudar. Reserve até esfriar. 

Montagem: Em uma taça, coloque camadas de creme, da calda de morangos e finalize com crumble. Coloque na geladeira e sirva gelado. 

Bom apetite!

Compartilhe: