Como realizar um plano de carreira e alcançar seus objetivos profissionais?
Ao longo da sua carreira, você já deve ter se perguntado se permanecerá na empresa atual, se aquela promoção esperada há tanto tempo vai mesmo rolar, ou se vai conseguir aquele tão sonhado emprego na startup que acabou de ser vendida por 1 bilhão de dólares. Mesmo que de maneira inconsciente, ao fazermos essas perguntas, de certa forma, já estamos começando a desenhar um plano de carreira.
Certo, mas o que é um plano de carreira?
O plano de carreira é um conjunto de objetivos e metas profissionais a serem atingidos. Funciona como uma estratégia para a evolução profissional, com prazos estipulados para cada pessoa. Mas não basta ter apenas objetivos e metas. É preciso ter uma estratégia muito bem elaborada para que seu sonho não se torne frustração.
Nas empresas, o plano de carreira funciona como um guia que estrutura o caminho do profissional na organização, orientando os colaboradores sobre o processo de desenvolvimento interno. Quando uma empresa tem um plano de carreira bem definido, ela consegue não só atrair e reter talentos, mas também trazer motivação para o ambiente de trabalho e direcionamento para suas equipes. Esse plano também é conhecido como “Cargos e Carreira” ou “Cargos e Salários”.
Além do plano de carreira oferecido pela empresa, você também pode fazer o seu próprio planejamento, traçando as suas metas e estratégias. Dessa forma, você terá um controle maior da sua carreira, se desenvolvendo e aprimorando as suas habilidades.
Mas como fazer um plano de carreira? Pode onde começar?
Conheça o caminho, antes de seguir o coelho
O autoconhecimento é um dos primeiros passos para iniciar o seu plano de carreira pessoal. É importante ter essa visão de futuro e do que almeja, afinal, sem saber onde deseja chegar, fica difícil decidir a direção a seguir.
Isso te lembra alguma coisa? Pois é, se lembrou da clássica história “Alice no País das Maravilhas”, acertou! A obra de Lewis Carroll traz um grande exemplo sobre a importância de ter em mente onde se quer chegar.
Em um dos momentos da aventura da pequena Alice, ela está caminhando perdida por uma floresta até que se depara com uma encruzilhada com inúmeros caminhos a seguir. Mas qual deles é o correto? Qual deles a levará ao seu destino?
Indecisa, ela encontra um gato repousando sobre a copa de uma árvore, e um diálogo se inicia.
— Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.
— Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato.
— Realmente não importa, responde Alice.
— Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato.
Resumindo, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
A partir dessa frase sábia do Gato, temos a dimensão da importância de desenvolver o nosso autoconhecimento. Busque se conhecer, entender os seus objetivos e se questione: “O que eu gosto de fazer?”. Ter essa resposta será essencial para você manter a sua motivação e satisfação quando estiver atuando na área escolhida.
Além disso, busque identificar também no que você é bom; se possível, tente unir algo que gosta de fazer com as suas habilidades. Caso não consiga fazer essa junção, comece identificando as habilidades que precisa desenvolver para atuar na área desejada. Após identificar o que você gosta, comece a trabalhar para alcançar o seu objetivo.
Caso já trabalhe na área e deseja crescer ou mudar de cargo na empresa, busque entender o plano de carreira da organização e identifique as habilidades que você precisa adquirir para chegar ao cargo desejado.
Uma boa dica para se autoconhecer melhor, é fazer a sua Análise SWOT. Essa ferramenta trará uma visão mais clara do seu plano de carreira, pois, através dela, você identificará suas oportunidades e riscos na vida profissional.
De olho no planner: estipule suas metas e prazos
Após identificar aonde quer chegar, é hora de criar metas e estabelecer prazos. Entenda qual é o seu objetivo intermediário e o final. Coloque no papel o que você precisa fazer para alcançá-los e quanto tempo será necessário para chegar lá. Além disso, planeje as melhores estratégias para atingir suas metas, definindo prazos reais para não se frustrar. Uma dica nesse momento é estipular metas de curto prazo que vão ajudar na sua motivação durante o percurso.
Outra dica é utilizar a metodologia SMART no processo. Através dessa ferramenta, você orientará suas metas de acordo com fatores mensuráveis e prazos realistas. Mas lembre-se: as grandes conquistas são como montanhas que devem ser escaladas aos poucos. Nada vai acontecer de um dia para o outro, portanto, é preciso ter paciência e foco.
Chegou a hora! Coloque seu plano em ação!
Após refletir sobre onde está e o que deseja alcançar profissionalmente, chegou a hora de colocar todo esse plano em ação, afinal, se ficar somente na teoria, você poderá se frustrar.
Uma boa dica é atualizar o seu currículo a cada qualificação que fizer. Dessa forma, você vai mostrar que está sempre em busca de novas habilidades e conhecimentos. Além disso, se sentirá mais motivado ao perceber suas atualizações. Essa noção de progresso será seu combustível para chegar lá!