Como garantir mais vendas no final do ano e fidelizar seus clientes?
Final de ano é sempre uma época muito concorrida. Tanto para candidatos como para as empresas, é preciso estar atento às tendências de mercado para se destacar. Quando o assunto é atendimento ao cliente, é essencial aplicar técnicas que sejam o diferencial da sua empresa.
Os consumidores estão cada dia mais criteriosos e exigentes e, para acompanhar essa evolução, é necessário buscar o desenvolvimento constante da sua equipe. Além disso, criar um padrão de atendimento de qualidade pode fazer seu cliente retornar à sua empresa e garantir futuras compras. É a fidelização dos sonhos, não é mesmo?
Mas como fazer isso? Quem traz algumas dicas infalíveis é a Liliane Krema, docente dos cursos de Gestão e Negócios da Unidade Senac de Pouso Alegre. Confira!
Treinar e desenvolver a equipe sempre
Nessa época de fim de ano, é importante refletir: você está preparado para atender os seus futuros clientes? Essa pergunta pode gerar um friozinho na barriga, mas a estratégia inicial é oferecer o melhor atendimento. Para isso, é necessário ter uma equipe preparada e engajada.
Passada a fase das contratações para as vagas temporárias, é essencial pensar em todas as ações de contato que sua equipe terá com seus clientes. Busque proporcionar treinamentos para os empregados sobre a cultura organizacional da empresa, as características do seu produto ou serviço e as tecnologias utilizadas para atender.
Empodere seu time, estimule a criatividade e certifique-se de que as ferramentas usadas são adequadas para a abordagem do seu cliente. Invista nisso!
Ofereça um atendimento de excelência
As pessoas gostam de se sentir únicas durante o atendimento. Portanto, entender seu consumidor e dar voz a ele é primordial, afinal, ao conhecer seu público e saber suas preferências, será possível proporcionar um atendimento mais personalizado.
Para isso, faça pesquisas! Mesmo que uma venda não seja efetivada, peça ao cliente para responder à pesquisa de satisfação. Atualmente, há uma série de formulários on-line que podem ser utilizados gratuitamente, como o Google Forms, por exemplo. Para quem puder investir, há ainda soluções como totens de pesquisa que são mais interativos.
Mas não se esqueça: os resultados dessas pesquisas devem ser compartilhados com seu time, a fim de criar estratégias de marketing e solucionar problemas percebidos. Ao fazer isso, você conseguirá atender melhor às necessidades de seus clientes e garantir um atendimento de excelência.
Crie conteúdo para fidelizar seu cliente
Investir em estratégias digitais é cada vez mais fundamental. Se sua empresa não tem presença on-line, você pode estar perdendo grandes oportunidades!
Para isso, sua empresa precisa criar um ativo de marketing digital, ou seja, “tudo o que cria visibilidade online”. Ai vão alguns exemplos: posts nas redes sociais, e-mails, cartas de vendas, conteúdo no site ou blog, vídeos e imagens do seu produto ou serviço, dentre outras estratégias.
Então, mantenha as suas redes sociais atualizadas, elabore conteúdos relacionados ao seu segmento e fale sobre dicas e tendências. Fidelizar o cliente é fazer com que ele se sinta conectado à sua marca.
Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade
Você quer impressionar seu cliente? Quer que ele faça mais compras recorrentes? Uma boa dica para atingir esses objetivos é criar programas de fidelidade. Apesar de ser uma estratégia mais tradicional, essa é uma prática extremamente útil e que garante retorno.
Ofereça algo diferente que encante seu cliente e estimule novas compras, como:
- Desconto por indicação;
- Programas de pontuação;
- Recompensa por recorrência de consumo;
- Reduções progressivas de mensalidade;
- Envio de pequenos “mimos” e mensagens em datas especiais.
Seja um especialista no seu produto e serviço
Conhecer as características do seu produto/serviço é uma obrigação para qualquer empreendedor ou comerciante. Mas você costuma transferir esse conhecimento para seu time? E eles, estão repassando essas informações aos clientes?
Se a resposta for não, preste atenção nas dicas a seguir:
- Entenda da sua área: você deve entender o seu setor comercial, estar atualizado com seu segmento de mercado e buscar informações sobre seus concorrentes e as inovações da área.
- Abra a mente para aprender sempre: busque melhores tecnologias, conteúdos, fornecedores e matérias-primas para manter seu padrão de qualidade. Não esqueça de passar esse conhecimento para sua equipe!
Faça o pós-venda
Ao realizar o pós-venda, a empresa permite que o cliente se sinta ouvido. Nesse momento, é importante criar estratégias para estabelecer um vínculo dele com a sua marca.
Algumas ações que podem ser realizadas durante o pós-venda:
- Mantenha o contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo bem ou para informar novidades;
- Ofereça descontos e conteúdos atrativos ligados a marca ou a novos produtos e promoções: de forma moderada e de acordo com o perfil de cada cliente;
- Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades: assim você poderá ajudá-lo enviando novas informações e ideias sempre que possível;
- Simplifique o processo de devoluções e cancelamento: o índice de trocas de devoluções é altíssimo neste período de vendas, portanto, é essencial que a sua empresa facilite essa necessidade para que o cliente tenha uma experiência agradável e realize mais compras no futuro.
Seguindo essas dicas, você tem tudo para garantir clientes cada vez mais fiéis à sua marca! Pratique!