Como garantir mais vendas no final do ano e fidelizar seus clientes?

Final de ano é sempre uma época muito concorrida. Tanto para candidatos como para as empresas, é preciso estar atento às tendências de mercado para se destacar. Quando o assunto é atendimento ao cliente, é essencial aplicar técnicas que sejam o diferencial da sua empresa.

Os consumidores estão cada dia mais criteriosos e exigentes e, para acompanhar essa evolução, é necessário buscar o desenvolvimento constante da sua equipe. Além disso, criar um padrão de atendimento de qualidade pode fazer seu cliente retornar à sua empresa e garantir futuras compras. É a fidelização dos sonhos, não é mesmo?

Mas como fazer isso? Quem traz algumas dicas infalíveis é a Liliane Krema, docente dos cursos de Gestão e Negócios da Unidade Senac de Pouso Alegre. Confira!

Treinar e desenvolver a equipe sempre

Nessa época de fim de ano, é importante refletir: você está preparado para atender os seus futuros clientes? Essa pergunta pode gerar um friozinho na barriga, mas a estratégia inicial é oferecer o melhor atendimento. Para isso, é necessário ter uma equipe preparada e engajada.

Passada a fase das contratações para as vagas temporárias, é essencial pensar em todas as ações de contato que sua equipe terá com seus clientes. Busque proporcionar treinamentos para os empregados sobre a cultura organizacional da empresa, as características do seu produto ou serviço e as tecnologias utilizadas para atender.

Empresária fazendo uma apresentação para as mulheres.
Getty Images Invista em treinamentos para aperfeiçoar sua equipe.

Empodere seu time, estimule a criatividade e certifique-se de que as ferramentas usadas são adequadas para a abordagem do seu cliente. Invista nisso!

Ofereça um atendimento de excelência

As pessoas gostam de se sentir únicas durante o atendimento. Portanto, entender seu consumidor e dar voz a ele é primordial, afinal, ao conhecer seu público e saber suas preferências, será possível proporcionar um atendimento mais personalizado.

Para isso, faça pesquisas! Mesmo que uma venda não seja efetivada, peça ao cliente para responder à pesquisa de satisfação. Atualmente, há uma série de formulários on-line que podem ser utilizados gratuitamente, como o Google Forms, por exemplo. Para quem puder investir, há ainda soluções como totens de pesquisa que são mais interativos.

Tela inicial do Google Forms.
O Google Forms é uma ótima opção para criar pesquisas

Mas não se esqueça: os resultados dessas pesquisas devem ser compartilhados com seu time, a fim de criar estratégias de marketing e solucionar problemas percebidos. Ao fazer isso, você conseguirá atender melhor às necessidades de seus clientes e garantir um atendimento de excelência.

Crie conteúdo para fidelizar seu cliente

Investir em estratégias digitais é cada vez mais fundamental. Se sua empresa não tem presença on-line, você pode estar perdendo grandes oportunidades!    

Para isso, sua empresa precisa criar um ativo de marketing digital, ou seja, “tudo o que cria visibilidade online”. Ai vão alguns exemplos: posts nas redes sociais, e-mails, cartas de vendas, conteúdo no site ou blog, vídeos e imagens do seu produto ou serviço, dentre outras estratégias.

Sorridente jovem influenciadora negra em pé em sua sala de estar em casa e conversando durante uma postagem de vlog usando um smartphone.
Getty Images Promova conteúdos sobre seu produto ou serviço.

Então, mantenha as suas redes sociais atualizadas, elabore conteúdos relacionados ao seu segmento e fale sobre dicas e tendências. Fidelizar o cliente é fazer com que ele se sinta conectado à sua marca. 

Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade

Você quer impressionar seu cliente? Quer que ele faça mais compras recorrentes? Uma boa dica para atingir esses objetivos é criar programas de fidelidade. Apesar de ser uma estratégia mais tradicional, essa é uma prática extremamente útil e que garante retorno.

Ofereça algo diferente que encante seu cliente e estimule novas compras, como:

  • Desconto por indicação;
  • Programas de pontuação;
  • Recompensa por recorrência de consumo;
  • Reduções progressivas de mensalidade;
  • Envio de pequenos “mimos” e mensagens em datas especiais.  

Seja um especialista no seu produto e serviço

Conhecer as características do seu produto/serviço é uma obrigação para qualquer empreendedor ou comerciante. Mas você costuma transferir esse conhecimento para seu time? E eles, estão repassando essas informações aos clientes?

Se a resposta for não, preste atenção nas dicas a seguir:

  • Entenda da sua área: você deve entender o seu setor comercial, estar atualizado com seu segmento de mercado e buscar informações sobre seus concorrentes e as inovações da área.
  • Abra a mente para aprender sempre: busque melhores tecnologias, conteúdos, fornecedores e matérias-primas para manter seu padrão de qualidade. Não esqueça de passar esse conhecimento para sua equipe!

Faça o pós-venda

Ao realizar o pós-venda, a empresa permite que o cliente se sinta ouvido. Nesse momento, é importante criar estratégias para estabelecer um vínculo dele com a sua marca.

Algumas ações que podem ser realizadas durante o pós-venda: 

  • Mantenha o contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo bem ou para informar novidades;
  • Ofereça descontos e conteúdos atrativos ligados a marca ou a novos produtos e promoções: de forma moderada e de acordo com o perfil de cada cliente;
  • Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades: assim você poderá ajudá-lo enviando novas informações e ideias sempre que possível;
  • Simplifique o processo de devoluções e cancelamento: o índice de trocas de devoluções é altíssimo neste período de vendas, portanto, é essencial que a sua empresa facilite essa necessidade para que o cliente tenha uma experiência agradável e realize mais compras no futuro.

Seguindo essas dicas, você tem tudo para garantir clientes cada vez mais fiéis à sua marca! Pratique!

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