Como desenvolver a sua criatividade no trabalho?
Texto produzido por Luciene de Jesus Ferreira
Contribuições e revisão de Guilherme Lima Monteiro
O que é criatividade?
Criatividade é ter a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Essa habilidade pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada por quem já demonstra ser ligeiramente criativo. Isso não tem nada a ver com genética, dom, sorte; na realidade, todas as pessoas têm capacidade de serem criativas e inovadoras.
A criatividade não precisa se limitar a grandes ideias ou algo revolucionário. Ela pode estar presente em pequenas ações e na forma como olhamos para o mundo e para as pessoas a nossa volta. Podemos ser criativos, discutindo novas ideias, nos reinventando ao fazer algo diferente do comum, cozinhando algo novo, dentre outras situações.
É importante ressaltar que a criatividade precisa ser exercitada. Aí vão algumas dicas rápidas:
- Mantenha a mente aberta e tenha interesse em aprender e desenvolver;
- Quebre paradigmas;
- Faça programas diferentes e explore conteúdos.
Mudar por quê?
É comum ouvirmos dentro das empresas frases como: “sempre foi assim!” e “aprendemos desse jeito!”. Respostas desse tipo revelam a incapacidade de ter criatividade no trabalho e dificuldades para crescer profissionalmente. Quem não se esforça para ser criativo tende a ficar entediado, descontente e estagnado diante dos obstáculos encontrados no percurso.
O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e ser criativo é uma das competências mais requisitadas dentro das organizações. Inovar é a forma encontrada pelas empresas para prosperar, portanto, os gestores vão observar dentro da sua equipe quem tem esse perfil inovador.
Vale a pena conhecer essas ferramentas!
- Design Thinking: essa ferramenta consegue ajudar na criação de uma experiência de consumo que seja desejável do ponto de vista dos clientes, promovendo uma visão ampla e precisa do seu público-alvo. Além disso, inclui vários pontos de vista, agregando colaboradores de todas as áreas. Dessa forma, o resultado será extremamente satisfatório, com uma equipe mais engajada e perceptivelmente valorizada.
- Brainstorm: o termo traduzido já diz tudo: “tempestade de ideias”. Este é o momento de compartilhamento entre a equipe, ou seja, é aqui que você vai deixar fluir o seu pensamento criativo, sem medo de errar. Mesmo que as ideias pareçam ruins, elas não serão descartadas, pois podem ser úteis na construção de novas estratégias. O brainstorm não é apenas um meio para impulsionar a criação, é também uma forma de dar um sentido a ela. Você pode fazer um apanhado de tudo e transformar os insights adquiridos em planos de ação.
Ainda não sabe como desenvolver? Confira as dicas!
Para desenvolver o seu pensamento criativo, é necessário preparar o terreno, romper as barreiras e as concepções limitadas. Se apegar ao medo de críticas, com receio de que suas ideias sejam rejeitadas e manter-se estagnado na sua zona de conforto, não é uma opção.
É importante estar antenado às novidades e buscar novas referências para desenvolver sua criatividade no trabalho.
Para isso, quebre a rotina: participe de palestras, leia livros, procure novos hobbies, assista filmes, observe, debata ideias, não tenha medo de errar, aprecie o processo, seja espontâneo e permita-se brincar durante o percurso.