A importância da certificação em Green IT Citizen
Você já ouviu falar em Green IT, ou TI Verde? Trata-se de uma tendência, ou até mesmo uma necessidade mundial de promover a sustentabilidade em todos os processos que envolvam a produção e o consumo de tecnologia.
Esse é um setor que se desenvolve em ritmo acelerado. Por exemplo: só no Brasil são 220 milhões de smartphones ativos, o que significa mais de um celular por habitante! Na mesma medida cresce também a preocupação com o uso mais eficiente da energia, com a escolha de matérias primas que não agridam o meio ambiente e com o descarte correto dos equipamentos eletrônicos.
É aí que entra o bom profissional da área de TI. Você que estuda ou já trabalha com tecnologia da informação, está preparado para atender essa demanda do mercado? Para isso existe a Certificação em Green IT Citizen.
O que é a Green IT Citizen?
Criada pela Exin, conceituada empresa holandesa que certifica especialistas de TI em todo o mundo, a certificação Green IT Citizen (ou Cidadão TI Verde) é voltada para quem quer ser reconhecido como profissional ecologicamente responsável e preparado para implementar as melhores práticas de TI Verde nas organizações.
A prova é realizada totalmente online, com o total de 20 questões. É preciso acertar no mínimo 65% para conquistar o certificado (ou seja, 13 de 20). Os idiomas disponíveis são o inglês, português e o alemão. Qualquer profissional da área de TI e áreas fins pode fazer, sem restrição de idade.
Marcelo Vicente, Gerente de Produtos da área de informática do Senac em Minas destaca a importância de obtê-la.
“Essa certificação agrega ao currículo do profissional as possibilidades de envolvimento em projetos e práticas que reduzam o impacto do uso da Tecnologia da Informação ao meio ambiente. Também é uma forma de demonstrar consciência do profissional e da empresa que o contrata. É certamente um diferencial que o mercado busca”.
3 RAZÕES para começar a implementar a TI Verde em sua empresa
- Reduz o impacto no meio ambiente, o que automaticamente contribui para a reputação da empresa e fortalecimento da marca.
- Reduz os custos com energia e com a compra de equipamentos mais baratos, eficientes e ecologicamente corretos.
- Aumenta a produtividade no local de trabalho com espaços mais organizados, arquivos digitalizados e adoção de aplicativos que agilizam os processos internos e externos da empresa.
3 DICAS para começar a implementar a TI Verde em sua empresa
- Recupere máquinas velhas, faça doações e, se for o caso, procure a forma certa de descartar cada tipo de lixo eletrônico.
- Compre equipamentos com certificado de economia de energia.
- Pesquise por ferramentas e softwares que possam otimizar e substituir toda tarefa física pelo ambiente online.
Como estudar para a Green IT Citizen?
A unidade do Senac em Belo Horizonte está com o curso Green IT Citizen – Práticas em TI Verde com inscrições abertas. Com duração de 7 dias e carga horária de 21h, ele tem o objetivo de preparar o aluno para conquistar a certificação.
As aulas acontecem entre os dias 03 e 11 de junho, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. O endereço é Rua Tupinambás, 1.038 – Centro.