Diversidade, Equidade e Inclusão no mês de Setembro
Durante o mês de setembro, tivemos datas muito importantes para refletir e nos conscientizar. Por aqui, vamos citar quais foram e explicar um pouco. Vamos refletir juntos?
10 de setembro: Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
Dia dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e a saúde mental. Neste dia, lembremos que cada vida é preciosa e que nós podemos fazer a diferença.
- Converse abertamente: Não tenha medo de falar sobre suicídio. Demonstrar que você se importa e está disponível para ouvir, pode ser um grande passo para ajudar uma pessoa em crise.
- Busque ajuda profissional: Se você ou alguém que você conhece está com pensamentos de autoextermínio, procure ajuda de um profissional de saúde mental imediatamente.
- Crie uma rede de apoio: Fortaleça seus relacionamentos e construa uma rede de apoio sólida. Saber que você não está só pode fazer toda a diferença.
Nas redes sociais, compartilhamos dicas de conteúdos dentro do tema “Saúde Mental”. Acesse:
Podcast “Para dar nome às coisas”
Newsletter “Chapadinhas de Endorfina”
21 de setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Neste dia, celebramos a luta por direitos e a inclusão social das pessoas com deficiência. É um momento para refletir sobre as barreiras que ainda existem e para fortalecer a luta por uma sociedade mais justa e acessível.
- Promova a acessibilidade: Adapte seus ambientes para que sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades.
- Combata o preconceito: Ajude a desconstruir estereótipos e a promover a valorização das diferenças.
- Defenda os direitos das pessoas com deficiência: Participe de ações que visam garantir os direitos e a cidadania plena das pessoas com deficiência.
Nas redes sociais, divulgamos dicas de conteúdos dentro do tema “Luta da Pessoa com Deficiência”. Acesse:
Curta-metragem “Feeling Through”
23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais; 26/09: Dia da Pessoa Surda; 30/09: Dia da pessoa tradutora
Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, uma ação que traz conscientização e homenagens a essa população.
- LIBRAS NÃO É UMA LINGUAGEM! LIBRAS NÃO SÃO GESTOS! LIBRAS NÃO É MÍMICA! LIBRAS É UMA LÍNGUA!
- Pessoas surdas comunicam-se de maneira essencialmente visual e pela língua de sinais.
- Para iniciar uma conversa, acene ou toque levemente em seu ombro ou braço. Se a pessoa surda estiver acompanhada, fale diretamente com ela e não com o intérprete ou alguém que esteja com ela.
- Procure falar pausadamente, com o tom normal de voz e mantenha contato visual. Se desviar o olhar, ela poderá entender que a conversa acabou.
- Fale articuladamente, movimentando bem os lábios e evite levar objetos ou a mão à boca para não atrapalhar a leitura labial.
- Fale expressivamente, pois, as pessoas surdas não podem ouvir as mudanças de tom que indicam sentimentos. Por isso, as expressões faciais são MUITO importantes.
- O trabalho da pessoa interprete de Libras é essencial para a inclusão. Interpretação: é uma atividade de versar um texto/ discurso, de uma língua para outra de maneira instantânea. O exemplo são as palestras, aulas, reuniões etc
- Tradução mais especificamente significa a atividade de estudo de um texto publicado (escrito, em áudio, ou em vídeo) para torná-lo acessível por meio de uma publicação em outra língua.
- “Por que intérpretes precisam trabalhar em dupla?” A interpretação simultânea exige que quatro esforços ocorram ao mesmo tempo: ouvir em uma língua, processar a mensagem e reproduzi-la em outro idioma, outro esforço cognitivo/de concentração, além do físico. Esses quatro passos acontecem ao mesmo tempo, seguidamente.
Nas redes sociais, compartilhamos conteúdos sobre o tema “Línguas de Sinas e Comunidade Surda”. Acesse:
Influenciadora “Kitana Dreams”
Influenciador “Leonardo Castilho”
Reflita sobre todos os temas do mês de setembro e acesse os conteúdos como forma de inspiração!
Juntos, seguimos caminhando para uma sociedade com mais respeito e equidade!