Tendências de mercado para 2023

2023 chegou e, com o novo ano, é importante se atualizar sobre as tendências de mercado, ou seja, as novas tecnologias, os serviços e processos que estarão em alta nas empresas. Para os profissionais, conhecer essas novidades também é essencial, afinal, é uma maneira de se preparar melhor para atender às novas necessidades dos clientes e se destacar profissionalmente.

Como de costume, as inovações tecnológicas continuam movimentando o mercado. E olha: têm muitas transformações acontecendo ao mesmo tempo! O portal G4 Educação trouxe algumas das principais novidades e tendências para este ano. Confira!

Transformação digital

As ferramentas abaixo seguem ditando os novos processos tecnológicos e meios de conexão em 2023:

  • Inteligência Artificial Adaptável;
  • Internet 5G;
  • Realidade virtual que permite a imersão do usuário em um ambiente 3D;
  • Realidade aumentada que permite elementos do mundo virtual para o real;
  • Computação em nuvem;
  • IOT (Internet das Coisas).

Automatização dos processos logísticos

Segundo pesquisas do setor, nos próximos anos, 75% das empresas contarão com Robôs de Intralogística para realizar atividades diversas. Já podemos, inclusive, encontrar empresas que realizam suas entregas através de drones. O iFood, por exemplo, já realizou alguns testes para fazer suas entregas de refeições através desta tecnologia.

Drone do iFood durante um sobrevoo.
O iFood já possui autorização da Anac para realizar suas entregas através de drones.

Crescimento do ESG

A governança ambiental, social e corporativa mede o desempenho sustentável de uma organização. Portanto, investir no ESG é uma possibilidade de impulsionar a sustentabilidade e a responsabilidade social da empresa, aumentando assim a sua competividade no mercado.

Princípios do ESG
Princípios do ESG

Experiência do cliente

A experiência do cliente está em destaque nos negócios. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas que possam estreitar a relação com o cliente e garantir a satisfação deles. Em 2023, não será diferente: atendimentos on-line, comentários e recomendações possibilitarão que as empresas conheçam ainda mais sobre o comportamento do consumidor a fim de atender suas expectativas de forma customizada. Ferramentas digitais como o Metaverso e a Inteligência Artificial consideram a potencialidade do D-commerce, que faz a junção de descontos com o e-commerce, como novas formas de aumentar as vendas.

Mulher pedalando com óculos VR.
Getty Images O metaverso segue como forte tendência tecnológica.

Novas habilidades para os profissionais

O mercado de trabalho é dinâmico, está em constante evolução e espera novas habilidades dos profissionais. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as habilidades profissionais que serão destaque em 2023 são: o pensamento analítico e inovador, a resolução de problemas complexos, liderança, influência social, criatividade, resiliência, inteligência emocional, negociação, persuasão e conhecimentos em tecnologias.

Recursos Humanos

Para a contratar novos profissionais, as empresas deverão investir cada vez mais em benefícios e em ambientes organizacionais que poderão tornar suas vagas mais atrativas, considerando que algumas áreas poderão enfrentar dificuldades para encontrar candidatos para as suas oportunidades. Sendo assim, para que a empresa seja um diferencial na carreira de um profissional, é fundamental que ela fomente um ambiente onde os colaboradores possam se sentir confortáveis, garantindo o bem-estar, assim como a diversidade, a inclusão e o crescimento profissional.

Levando em consideração as constantes evoluções que ocorrem no mercado de trabalho, empresas e profissionais precisam estar atentos às tendências e abertos às mudanças que farão parte do cotidiano.

Compartilhe: