Dicas práticas para ganhar o mercado
Principalmente por conta da inovação digital, a experiência do cliente mudou e essa revolução deu nova ordem ao funcionamento dos negócios. Mas nem sempre a tecnologia é a resposta. Ao mesmo tempo em que se deve acertar o passo frente às agitadas atualizações digitais, é categórico buscar soluções para melhorar a gestão da empresa, otimizando processos e revendo gastos.
Até porque não basta ter o produto dos sonhos. Sem uma boa gestão, as chances de lucro e sucesso da empresa são reprimidas. Somente com gestão de qualidade é que você empresário vai ter sob controle seu pessoal, seus projetos, suas finanças e seu planejamento futuro. Criar esse ambiente oportuno pode não ser uma tarefa tão difícil.
Aqui, o Senac oferece 5 dicas para 4 setores estratégicos que vão te ajudar a registrar e analisar os dados e planejar ações que devem te colocar à frente de um negócio competitivo no mercado.
O primeiro passo é organizar e controlar as Finanças da empresa:
1. administre bem o capital de giro;
2. organize seu fluxo de caixa;
3. seja mais competitivo, otimizando a operação e o corte custos e as despesas desnecessárias;
4. defina seu preço baseado nos custos e nas despesas da sua empresa e não no da concorrência;
5. e se possível, não realize empréstimos.
Agora tome fôlego e olhe estrategicamente para Marketing e Vendas:
1. estabeleça um plano de marketing para turbinar sua marca e as vendas;
2. se investiu em marketing, analise o retorno sobre as vendas. Essa análise servirá de insumo para o próximo investimento;
3. um bom plano de marketing precisa de objetivos realistas e mensuráveis;
4. crie táticas de negócios eficazes e proponha ações para melhorar o desempenho das já existentes;
5. e sempre mensure os resultados obtidos.
E já que a eficiência operacional potencializa vendas, é chegada a hora de olhar para a sua Logística:
1. estabeleça processos padronizados para sua área de compras e estoque;
2. monitore corretamente a entrada e saída do estoque;
3. melhore suas previsões de demanda para evitar faltas, estoque parado ou desperdícios;
4. integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos;
5. monitore o desempenho dos seus fornecedores e não dependa de apenas um deles.
Por fim e para abraçar o mercado global, siga essas 5 orientações de Comércio Exterior:
1. estude as necessidades do mercado local a fim de checar se seu produto atende as expectativas;
2. estude futuros concorrentes;
3. analise a competitividade do seu preço atual;
4. estude o sistema tributário local;
5. busque linhas de crédito para exportação.
Dica extra:
Finanças, Marketing e Vendas, Logística e Comércio Exterior. Não foi à toa que o programa Senac Comércio escolheu esses temas para conduzir as trilhas de cursos estratégicas para a sua empresa. Uma qualificação inteligente e inovadora para aumentar as vendas e levar o cliente exigente de hoje a preferir você.
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