3º Concurso Gastronômico Prato Junino

Após as participações de 2018 e 2019, em 2022 a Faculdade de Gastronomia do Senac Minas participou do 3º Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte.
“Bolinho Tão João” – Prato vencedor do 3º Concurso Gastronômico Prato Junino

A seletiva aconteceu na Faculdade de Gastronomia do Senac, no dia 23 de junho. Um corpo de jurados muito especial escolheu o prato “Bolinho Tão João” da aluna Ester Cândida Pereira da Silva como o vencedor.

No dia 16 de julho, aconteceu a apresentação do prato junino à imprensa e parceiros com menu degustação.

Durante a apresentação, a aluna contou sobre sua história e raízes familiares que inspiraram na criação do prato. Um mergulho na culinária mineira, ingredientes da infância e um toque de memória afetiva!

De 29 a 31 de julho e 06 a 07 de agosto, o prato será apresentado no Arraial de Belo Horizonte/2022, mas até lá não precisa passar vontade! A Ester compartilhou conosco a receita e deixamos aqui em baixo para que você possa reproduzir o Bolinho Tão João em casa:

“Bolinho Tão João”

Ingredientes:

·       5 espigas de milho (500g)

·       1 colher de chá de canela em pó

·       200g de canjiquinha

·       1 litro de leite integral

·       2 latas de leite condensado

·       400g de creme de leite

·       15g de fermento químico em pó

·       100g de margarina

·       3 ovos

·       22 forminhas individuais para os bolinhos

Modo de preparo: Corte os grãos das espigas de milho e coloque no liquidificador. Acrescente os ovos (gema e clara), a margarina, 150ml de leite e 1 lata de leite condensado. Bata por cerca de 1 minuto. Em seguida, acrescente o fermento em pó. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180o até que os bolinhos estejam levemente dourados. Enquanto isso, prepare o brigadeiro de canela: em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo uma lata de leite condensado e os 400g de creme de leite. Mexa sem parar até que fique em ponto de bico. Desligue o fogo, acrescente a canela e mexa.

Para o preparo das lascas, lave a canjiquinha para retirar as impurezas. Após, leve ao fogo médio, junto com o leite (850 ml) e cozinhe por cerca de 30 minutos. Quando a canjiquinha estiver cozida, bem macia e cremosa, leve ao liquidificador e bata por alguns seguindo para reduzir um pouco os grãos. Depois, é só espalhar em tapetes antiaderentes e levar ao forno a 160o C, por cerca de 35 minutos, ou até secar bem.

Montagem: Retire os bolinhos do forno e espere esfriar totalmente. Em seguida, utilizando o bico 1M, decore com o brigadeiro de canela. Para finalização, acrescente as lascas de canjiquinha.

Tempo de preparação: 2 horas. Rendimento: 22 unidades

Compartilhe: